Coordenação: Prof. Dr. Emerson U. Cervi | Assistência de coordenação: Rafaela Sinderski
Pesquisas sobre diferentes relações entre meios de comunicação, democracia e eleições no Brasil e América Latina. São aceitos trabalhos que tratem da interface entre mídia, sistema democrático e processos eleitorais, instituições do sistema comunicacional, do sistema representativo, atores sociais, comunicação eleitoral e opinião pública. Dá-se prioridade a abordagens empíricas de pesquisas em nível de pós-graduação em andamento.
Programação
27.09.2018
Ordem de apresentação |
Trabalho |
Autor(es) |
1 |
Quais os conceitos de deputado estadual, oposição e situação nas páginas dos jornais rondonienses em 1983? |
Vinicius Rodrigues Dias |
2 |
E-cidadania: o Senado quer sua opinião. Quer mesmo? |
Tadeu Sposito do Amaral |
3 |
As novas tendências midiáticas para a gestão pública: o caso do aplicativo institucional Câmara Participativa |
Marco José de Souza Almeida Luiz Ademir de Oliveira |
4 |
Transparência digital aplicada ao Poder Judiciario: um levantamento dos mecanismos de transparência do Conselho Nacional de Justiça |
André Felipe Schlindwein |
5 |
Eu quero votar para presidente: uma análise de enquadramento de editoriais sobre o movimento por eleições diretas no Brasil em 2017 |
Renato Sordi Tolentino da Silva |
6 |
Política no YouTube: observação e análise dos conteúdos “em alta” na plataforma de vídeos |
Nilton Cesar Monastier Kleina |
7 |
Análise da cobertura internacional dos portais Folha de São Paulo e O Globo na editoria ‘mundo’ |
Marina Michelis Camilla Quesada Tavares |
28.09.2018
Ordem de apresentação |
Trabalho |
Autor(es) |
1 |
As possibilidades e limitações do Facebook como esfera de interações democráticas |
Fernanda Cavassana de Carvalho Vitor Matheus Beira Machado |
2 |
Personalismo, o discurso do “não político” e a estratégia da renovação: uma análise da comunicação eleitoral no Facebook em casos de sucesso nas eleições de 2016 |
Rafael Rocha |
3 |
O tema da transparência nos posts de Facebook dos candidatos à prefeitura de Curitiba em 2016 |
João Guilherme Frey Yachan Pinsag |
4 |
Caiu na rede é voto: uma análise da campanha de Márlon Reis, no Facebook, para governador do Tocantins na eleição suplementar de 2018 |
Carlos Oliveira Santos Leocândido Silva Santos |
5 |
Temas de pré campanha no Facebook: o caso dos candidatos ao governo do paraná Cida Borghetti e Ratinho Júnior |
Daniela Neves Juliane Lima Kelwin Cardoso |
6 |
Estratégia de comunicação e transparência governamental em redes sociais digitais: um estudo exploratório do Facebook e do Twitter do ministério da transparência, fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) |
Andressa Butture Kniess |