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Grupos de Trabalho do XII Enpecom

1. Comunicação, imprensa e opinião pública

Coordenador: Profa. Dra. Andressa Butture Kniess
Coordenadora discente: Chirlei Kohls (doutoranda)

Este Grupo de Trabalho acolhe investigações que abordam temas pertinentes à interface entre a Comunicação e a Política. Dentre as dimensões da política midiática aqui consideradas são privilegiadas as práticas relativas à cobertura jornalística. Ademais, também se aceita trabalhos que discutam sobre formas de instrumentalização dos media que envolvem estado, governo, movimentos sociais, partidos e demais atores e instituições que participam da conformação da opinião pública nas democracias contemporâneas. O Grupo de Trabalho também privilegia a utilização de plataformas e de tecnologias de comunicação que abrigam fenômenos concernentes à comunicação pública, ao discurso político, à imagem pública e aos debates que habitam as esferas públicas em seus diferentes âmbitos e efeitos.

2. Comunicação, eleições e estratégias de campanha

Coordenadora: Prof. Dra. Luciana Panke
Coordenadora discente: Vivian Oliveira Lemos dos Santos
(doutoranda)

Os processos eleitorais compõem a dinâmica política nas democracias. Nos meses que antecedem os pleitos, durante a campanha em si e a toma de posse dos representantes populares movimentam o debate público nas mais diversas formas – conteúdos propagandísticos, jornalísticos – veiculados em plataformas distintas, como rádio, televisão, internet e meios impressos.  Com isso, o GT aceita pesquisas desenvolvidas nas mais diversas possibilidades metodológicas que tratem de análise de campanhas eleitorais, imagem pública, narrativas jornalísticas sobre eleições, discursos eleitorais, discursos de ódio, fake news, marketing de causas, psicologia do voto, mobilização popular e ativismo eleitoral.

3. Comunicação, ativismo e participação política

Coordenadora: Prof. Dra. Kelly Prudencio
Coordenador discente:
Pedro de Souza Lima Brodbeck (doutorando)

O GT reúne trabalhos de pesquisa que abordam a relação entre a comunicação e processos de participação política, envolvendo distintas organizações sociais e suas respectivas estratégias de mobilização. O grupo abrange também o ativismo digital em suas mais variadas formas, além de articulações — sejam com outros atores políticos ou instituições que configurem uma interação entre sociedade civil e Estado. Um dos eixos privilegiados é a discussão sobre discurso de ódio e redes digitais.

4. Comunicação e política em ambiente digital

Coordenador: Prof. Dr. Emerson Cervi
Coordenadora discente: Maíra Orso (doutoranda)

O GT recebe trabalhos que tratam da descrição e análise de diferentes formas de participação democrática em ambientes digitais. Seja do ponto de vista institucional, quando instituições estimulam ou abrem espaço para a participação digital, seja do ponto de vista da elite democrática, quando líderes políticos ou representantes decidem usar ambientes digitais para se comunicar com seus liderados ou quando os representados, cidadãos comuns, utilizam ambientes digitais para se manifestarem a respeito de temas públicos. Consideram-se ambientes digitais os espaços semipúblicos onde é possível a formação de redes e de conexões por interesses, temas ou por pessoas. Dá-se preferência por trabalhos de cunho majoritariamente empíricos, que tenham propostas de inovação no acesso aos dados de ambientes digitais ou nas formas de tratamento e descrição de conteúdos que circulam nas democracias digitais.

5. Comunicação e popularização da ciência

Coordenadores: Profa. Dra. Regiane Ribeiro e prof. Dr. Rodrigo Botelho
Coordenador discente: Rafael Borges Marques (doutorando)

Em sua primeira reunião no Enpecom, o GT recebe propostas de artigos científicos que abordem a interface entre Comunicação e Ciência, com foco na divulgação e popularização do conhecimento científico. Serão exploradas diferentes perspectivas teóricas, metodológicas e práticas sociais relacionadas à Comunicação Pública da Ciência e seus impactos no engajamento público, compreendendo tanto a divulgação de pesquisas científicas quanto o papel da Comunicação Pública da Ciência, Tecnologia e Inovação. Dentre alguns temas de interesse esperam-se trabalhos sobre: representações midiáticas sobre Ciência e seu impacto na percepção pública; desafios e melhores práticas na divulgação científica para diversos públicos; uso de novas tecnologias e plataformas digitais na popularização da Ciência; comunicação e Jornalismo científico; aspectos éticos e responsabilidade na divulgação da Ciência; estudos de caso de campanhas de comunicação e popularização da Ciência; avaliação do impacto da comunicação científica na formação de opinião e comportamento da sociedade. Adicionalmente, serão consideradas estratégias transversais de comunicação no campo dos museus, feiras, olimpíadas e demais eventos de popularização da Ciência. Esperam-se análises das práticas de comunicação utilizadas em eventos científicos e culturais, visando identificar abordagens que aproximem o público da Ciência, tornando-a atrativa e compreensível para diferentes audiências.

6. Comunicação, Sociedade e Cultura Digital

Coordenadora: Profa. Dra. Myrian Del Vecchio de Lima
Coordenadoras discentes: Criselli Montipó (Pós-doc) e Keyse Caldeira de Aquino (doutoranda)

Comunicação, Tecnologia e Sociedade. Este Grupo de Trabalhos tem interesse em pesquisas e artigos sobre temas relacionados às convergências tecnológicas e suas implicações na sociedade e na cultura. Abrange também assuntos sobre sociabilidade mediada por interações digitais em rede; Práticas de comunicação em processo de reconfiguração de produção, circulação e consumo. Ainda, aceita trabalhos sobre aspectos específicos da sociabilidade contemporânea em espaços de fluxos: lugar e não-lugar; espaço e tempo; corpo; cultura urbana digital. Além disso, o grupo também busca agregar os tensionamentos entre a comunicação e performatividade algorítmica e usos e aplicações de big data na comunicação. Também aceita trabalhos que envolvam o tema Inteligência Artificial.

7. Comunicação, Gênero e Interseccionalidades

Coordenadora: Prof. Dra. Carla Rizzotto
Coordenadora discente: Ana Luísa Pereira (doutoranda)

O GT receberá trabalhos que contemplem estudos e reflexões sobre as relações entre comunicação, gênero e suas interseccionalidades, tanto na perspectiva de suas representações midiáticas quanto na circulação e recepção dos conteúdos que abordam a temática. A proposta do GT é reunir pesquisas que discutam, analisem e reflitam sobre como as identidades e papéis de gênero e sexualidade são produzidas, representadas, processos de identificação, circulação e as produções de sentido que desencadeiam a partir de narrativas midiáticas diversas, preferencialmente em pesquisas que articulem esses aspectos à temática geral do evento.

8. Comunicação e Audiovisualidades

Coordenador: Prof. Dr. João Martins Ladeira
Coordenadora discente: Josiany Fiedler Vieira

O GT engloba os diversos formatos e gêneros tanto narrativos quanto não narrativos relativos à imagem em movimento e aos experimentos sonoros que dela fazem parte. Interessa-se pelas diversas mídias que se colocaram à disposição para essa experiência, desde o cinema e assim chamados “pré-cinemas”, passando pela televisão, até o digital. Reflete tanto sobre a dimensão social dos significados e ideologias do audiovisual quanto sobre questões estéticas relativas à imagem. Debruça-se sobre a dimensão técnica e sobre as constantes renovações de linguagem que vêm associadas a tais renovações. Abre-se a pesquisas empíricas e também a visadas teóricas das mais variadas. Refere-se à especificidade de certos meios, e também às suas dinâmicas de convergência e hibridização, na expectativa de dar conta da pluralidade de temas que se referem a esse audiovisual.

9. Comunicação, Mídia e Consumo

Coordenador: Prof. Dr. Hertz Wendell de Camargo
Coordenador discente: Rafael Pedretti

O GT Comunicação, Mídia e Consumo aceitará pesquisas que contemplem o funcionamento do sistema midiático na perspectiva do consumo em suas dimensões material, simbólica e cultural. A proposta investigativa do GT prioriza o consumo como fenômeno social que constrói identidades, produz subjetividades, define modos de pertencimento a grupos sociais, cria mapas culturais, estrutura valores, comportamentos, modos de vida e relações sociais. Estão no escopo do GT estudos sobre narrativas midiáticas e imaginários culturais que revelem a linguagem do consumo como forma de comunicação, de sociabilidade e de formação dos sentidos sociais. Os trabalhos poderão refletir sobre: 1) consumo cidadão; 2) tendências e comportamentos de consumo; 3) discursos midiáticos e produção simbólica; 4) comunicação publicitária e mercadológica; 5) experiências imateriais em ambientes concretos ou virtuais; 6) dimensão política, ética e ideológica do consumo; 7) movimentos contra-hegemônicos associados às práticas de consumo; 8) arte, consumo e cultura pop.

10. Comunicação e Usos Sociais da mídia

Coordenadores: Profa. Dra. Valquíria John e prof. Dr. José Carlos Fernandes
Coordenador discente: Thiago Amorim Caminada (doutorando)

Em sua primeira edição no Enpecom, o GT recebe pesquisas que têm como foco a análise dos processos que envolvem a relação da sociedade com os meios de comunicação. Serão priorizados trabalhos que enfatizem a relação dos sujeitos com os dispositivos, narrativas e conteúdos midiáticos mediados pelos eixos de classe, etnia, gênero, entre outras; modos de apropriação e suas implicações na construção dos produtos midiáticos; os usos sociais das mídias em suas várias dimensões e ambiências; a interpretação, usos e consumo dos meios de comunicação e suas relações com as mediações; os processos de recepção transmidiática, de audiências em rede, em dinâmicas de expansão das práticas da recepção em plataformas digitais. Contempla, portanto, pesquisas teóricas, epistemológicas e empíricas que estabeleçam como eixos de análise as articulações entre produção e recepção no contexto de processos comunicacionais.