Oficina oferecida no PPGCom da UFPR aborda estratégias para comunicar a crise climática

Os riscos socioambientais passaram de preocupação de longo prazo à realidade imediata. Vivemos uma emergência climática. O Global Risks Report 2025 aponta que tais riscos cresceram em intensidade e frequência nas últimas décadas. Diante deste contexto, é preciso comunicar adequadamente. A oficina Como comunicar a crise climática? Estratégias e possibilidades, oferecida em outubro pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), busca abordar o tema para traçar caminhos coletivos. O evento é voltado para jornalistas e está com inscrições abertas.

A oficina é gratuita e presencial, no Departamento de Comunicação (Decom). Para possibilitar a participação de jornalistas profissionais, é possível optar por diferentes datas e horários. A primeira oferta será na terça-feira, 14 de outubro, das 19h às 21h30. Na quinta-feira, 23 de outubro, também será oferecida das 19h às 21h30. Haverá uma edição da oficina durante o 13° Encontro de Pesquisa em Comunicação (Enpecom), na quinta-feira, 30 de outubro, das 9h30 às 12h.

O evento foi desenvolvido durante a pesquisa de pós-doutorado da jornalista e pesquisadora Criselli Montipó, sob a supervisão da pesquisadora e docente do PPGCom UFPR Myrian Del Vechhio-Lima, a partir da perspectiva da pesquisa-ação participativa. O estudo integra os Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (Napi), com foco em Emergência Climática. O intuito é identificar estratégias adotadas na cobertura jornalística sobre emergência climática e construir possibilidades comunicacionais de modo coletivo, com foco em Curitiba.

Tema transversal

A oficina, com duração de 2h30, aborda a emergência climática na pauta jornalística e os desafios editoriais, bem como gêneros, formatos e estratégias. Trata-se de um tema transversal, visto que as causas e consequências da crise são percebidas em todas as áreas da vida social.

Segundo o Global Risks Report 2025, a perda de biodiversidade e o colapso dos ecossistemas estão entre os maiores riscos globais, ao lado de conflitos armados e desinformação. Portanto, fornecer informações adequadas, especialmente durante eventos climáticos extremos, pode fomentar a participação popular na cobrança por ações imediatas aos executores e tomadores de decisões.

Serviço:

Oficina: Como comunicar a crise climática? Estratégias e possibilidades

Inscrições abertas: https://bit.ly/comunicarcriseclimatica

14 de outubro (Terça-feira) – Das 19h às 21h30

23 de outubro (Quinta-feira) – Das 19h às 21h30

30 de outubro (Quinta-feira) – Das 9h30 às 12h (Durante o Enpecom)

Local: Departamento de Comunicação (Decom)

Rua Bom Jesus, 650, Juvevê, Curitiba (Sala de videoconferências do Sacod)