Grupos de Trabalho do XIII Enpecom
1. Comunicação, imprensa e opinião pública
Coordenador: Profa. Dra. Andressa Butture Kniess e Dra. Naiza Comel
Este Grupo de Trabalho acolhe investigações que abordam temas pertinentes à interface entre a Comunicação e a Política. Dentre as dimensões da política midiática aqui consideradas são privilegiadas as práticas relativas à cobertura jornalística. Ademais, também se aceita trabalhos que discutam sobre formas de instrumentalização dos media que envolvem estado, governo, movimentos sociais, partidos e demais atores e instituições que participam da conformação da opinião pública nas democracias contemporâneas. O Grupo de Trabalho também privilegia a utilização de plataformas e de tecnologias de comunicação que abrigam fenômenos concernentes à comunicação pública, ao discurso político, à imagem pública e aos debates que habitam as esferas públicas em seus diferentes âmbitos e efeitos.
2. Comunicação, eleições e estratégias de campanha
Coordenadora: Prof. Dra. Luciana Panke
Os processos eleitorais compõem a dinâmica política nas democracias. Nos meses que antecedem os pleitos, durante a campanha em si e a toma de posse dos representantes populares movimentam o debate público nas mais diversas formas – conteúdos propagandísticos, jornalísticos – veiculados em plataformas distintas, como rádio, televisão, internet e meios impressos. Com isso, o GT aceita pesquisas desenvolvidas nas mais diversas possibilidades metodológicas que tratem de análise de campanhas eleitorais, imagem pública, narrativas jornalísticas sobre eleições, discursos eleitorais, discursos de ódio, fake news, marketing de causas, psicologia do voto, mobilização popular e ativismo eleitoral.
3. Comunicação, ativismo e participação política
Coordenadora: Prof. Dra. Kelly Prudencio e Prof. Dr. Nilton Kleina
O GT reúne trabalhos de pesquisa que abordam a relação entre a comunicação e processos de participação política, envolvendo distintas organizações sociais e suas respectivas estratégias de mobilização. O grupo abrange também o ativismo digital em suas mais variadas formas, além de articulações — sejam com outros atores políticos ou instituições que configurem uma interação entre sociedade civil e Estado.
4. Comunicação e popularização da ciência
Coordenador: Profa. Dra. Regiane Ribeiro
Em sua primeira reunião no Enpecom, o GT recebe propostas de artigos científicos que abordem a interface entre Comunicação e Ciência, com foco na divulgação e popularização do conhecimento científico. Serão exploradas diferentes perspectivas teóricas, metodológicas e práticas sociais relacionadas à Comunicação Pública da Ciência e seus impactos no engajamento público, compreendendo tanto a divulgação de pesquisas científicas quanto o papel da Comunicação Pública da Ciência, Tecnologia e Inovação. Dentre alguns temas de interesse esperam-se trabalhos sobre: representações midiáticas sobre Ciência e seu impacto na percepção pública; desafios e melhores práticas na divulgação científica para diversos públicos; uso de novas tecnologias e plataformas digitais na popularização da Ciência; comunicação e Jornalismo científico; aspectos éticos e responsabilidade na divulgação da Ciência; estudos de caso de campanhas de comunicação e popularização da Ciência; avaliação do impacto da comunicação científica na formação de opinião e comportamento da sociedade. Adicionalmente, serão consideradas estratégias transversais de comunicação no campo dos museus, feiras, olimpíadas e demais eventos de popularização da Ciência. Esperam-se análises das práticas de comunicação utilizadas em eventos científicos e culturais, visando identificar abordagens que aproximem o público da Ciência, tornando-a atrativa e compreensível para diferentes audiências.
5. Comunicação, Sociedade e Cultura Digital/Pós-Digital
Coordenadores: Profa. Dra. Myrian Del Vecchio de Lima e Prof. Dr. Hendryo Anderson André
Este Grupo de Trabalho tem interesse em pesquisas e artigos sobre temas relacionados às convergências tecnológicas e suas implicações na sociedade midiatizada e na cultura. Abrange também assuntos sobre sociabilidade mediada por interações digitais em rede; práticas de comunicação em processo de reconfiguração de produção, circulação e consumo. Ainda, aceita trabalhos sobre aspectos específicos da sociabilidade e produções culturais contemporâneas em espaços de fluxos: lugar e não-lugar; espaço e tempo; corpo; cultura urbana digital, territorialidades midiáticas. Além disso, o grupo busca agregar os tensionamentos entre a comunicação e performatividade algorítmica e usos e aplicações de big data na comunicação e seus condicionamentos sobre práticas, rotinas, narrativas e formas de gestão dos campos jornalísticos, de publicidade e propaganda, de instituições públicas e privadas etc. Também aceita trabalhos que envolvam as temáticas do cenário do pós-digital, como o amplo espectro das tipologias da desinformação; as implicações da plataformização social e da web; e dos usos e limites da Inteligência Artificial.
6. Comunicação, Audiovisualidades e Sonoridades
Coordenadores: Profa. Dr. João Martins Ladeira e Prof. Dr. Marcelo Garson
O GT reúne pesquisas sobre comunicação, imagem em movimento e experiências sonoras em suas dimensões estéticas, técnicas, políticas e culturais. Engloba os diversos formatos e gêneros, tanto narrativos quanto não narrativos, relativos à imagem em movimento e aos experimentos sonoros que dela fazem parte. Interessa-se pelas mídias que possibilitam essas experiências — dos pré-cinemas e cinema à televisão e ao digital — e pelas constantes renovações de linguagem, suportes e formatos audiovisuais e sonoros. Reflete sobre os significados sociais e ideológicos do som e do audiovisual, assim como sobre sua materialidade e hibridizações. Acolhe pesquisas empíricas e teóricas que explorem som, música, imagem, paisagens sonoras, cenas musicais, fandoms, cultura pop e entretenimento, bem como suas articulações com identidades e territorialidades. Abre-se também a estudos sobre convergência, circulação e produção midiática, contemplando práticas e abordagens ligadas às mídias do passado e do presente.
7. Comunicação, Mídia e Consumo
Coordenador: Prof. Dr. Hertz Wendell de Camargo
O GT Comunicação, Mídia e Consumo aceitará pesquisas que contemplem o funcionamento do sistema midiático na perspectiva do consumo em suas dimensões material, simbólica e cultural. A proposta investigativa do GT prioriza o consumo como fenômeno social que constrói identidades, produz subjetividades, define modos de pertencimento a grupos sociais, cria mapas culturais, estrutura valores, comportamentos, modos de vida e relações sociais. Estão no escopo do GT estudos sobre narrativas midiáticas e imaginários culturais que revelem a linguagem do consumo como forma de comunicação, de sociabilidade e de formação dos sentidos sociais. Os trabalhos poderão refletir sobre: 1) consumo cidadão; 2) tendências e comportamentos de consumo; 3) discursos midiáticos e produção simbólica; 4) comunicação publicitária e mercadológica; 5) experiências imateriais em ambientes concretos ou virtuais; 6) dimensão política, ética e ideológica do consumo; 7) movimentos contra-hegemônicos associados às práticas de consumo; 8) arte, consumo e cultura pop.
8. Comunicação e Usos Sociais da mídia
Coordenadores: Profa. Dra. Valquíria John e prof. Dr. José Carlos Fernandes
Em sua segunda edição no Enpecom, o GT recebe pesquisas que têm como foco a análise dos processos que envolvem a relação da sociedade com os meios de comunicação. Serão priorizados trabalhos que enfatizem a relação dos sujeitos com os dispositivos, narrativas e conteúdos midiáticos mediados pelos eixos de classe, etnia, gênero, entre outras; modos de apropriação e suas implicações na construção dos produtos midiáticos; os usos sociais das mídias em suas várias dimensões e ambiências; a interpretação, usos e consumo dos meios de comunicação e suas relações com as mediações; os processos de recepção transmidiática, de audiências em rede, em dinâmicas de expansão das práticas da recepção em plataformas digitais. Contempla, portanto, pesquisas teóricas, epistemológicas e empíricas que estabeleçam como eixos de análise as articulações entre produção e recepção no contexto de processos comunicacionais.
