Coordenação: Prof. Dr. Hertz Wendel & Profa. Dra. Nicole Kollross | Assistência de coordenação: Arthur Franco
Privilegia pesquisas que contemplem as relações entre comunicação, discursos, práticas e experiências de consumo, a partir da interpretação do consumo como fato social que atravessa os cenários contemporâneos compondo identidades, definindo grupos e criando mapas culturais, ao mesmo tempo em que estrutura valores, comportamentos, modos de vida e as relações sociais. Este GT integra textos sobre reflexões, interpretações e teorias que apontem o estudo do consumo como acesso ao imaginário cultural. Também integra pesquisas com temas relacionados à publicidade, propaganda, psicologia do consumidor e hiperconsumo.
Programação
27.09.2018
Ordem de apresentação |
Trabalho | Autor(es) |
1 | O Harleyros em Curitiba: traços culturais, hábitos de consumo e conflitos de gênero |
Àlan Recheleto Clara Colla Bernardes François Bénétullière Victoria Santos Spengler |
2 |
A mudança institucional no setor tabageiro: um olhar sobre a propaganda de cigarros |
Carlos Jaelso Albanese Chaves Carolina Schlumberger Ana Barbosa de Souza |
3 |
Comunicação e relacionamento: análise das estratégias de comunicação sob a ótica do público gamer | Antônio Gervásio Lopes Neto
Fernanda Ferreira Cruz da Silva Davi de Castro Rocha |
4 |
Inovação, comunicação e o pensar empreendedor: grupo de jovens ABBA |
Lucas Matsumura Gabriel Lyra Ribeiro Victor Finkler Lachowski |
5 |
A tensionalidade das marcas como alternativa comunicacional ao endosso nos processos de consumo: um estudo de caso da campanha “Detector de Corrupção” do Reclame Aqui |
Letícia Salem Herrmann Lima Joseane Amélia Pereira da Silva |
6 |
As relações de consumo pensadas sob o olhar da antropofagia |
Elisa Maranho |
7 |
“Cachorros são como pessoas”: o antropomorfismo no mercado de ração canina |
Fernanda Passos Martins Bruna Louise Salvaro Stenger Isabelle Lorrana Simongini Letícia Camargo Murilo Weber Filho |
28.09.2018
Ordem de apresentação |
Trabalho |
Autor(es) |
1 |
O amor é maior que o medo: percurso gerativo de sentido na propaganda do hospital de amor |
Lucas Pereira de Souza Ana Paula Donaton Ribeiro |
2 |
Signo, sangue e sincretismo: aproximações entre Zé do Caixão e Exu da mitologia da Umbanda |
Eduardo Martins Zimermann Camargo |
Era uma vez, mas não era bem assim: as semelhanças e diferenças entre as narrativas “A Bela Adormecida” e “Malévola” |
Marina Eing Barbosa Adriana Stela Bassini Edral |
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4 |
Práticas de metalinguagem na narrativa da ficção seriava televisiva “Jane, the Virgin” |
Jéssica Pinheiro Rafael Jose Bona |
5 |
O uso de “product placement” na narrativa seriada: as marcas presentes em “House of Cards” |
Camila Homem Colares Larissa Schlögl |
6 |
Publicidade, adaptação e transmídia na composição da narrativa do cinema infantil brasileiro no final da década de 1980 |
Rafael Jose Bona |
7 |
A utilização de digital influencer como estratégia de brand contente e mídia espontânea na campanha “My Game My Name” da organização americana “Wonder Woman Tech” |
Letícia Salem Herrmann Lima Mirella de Deus Almeida |