• enpecomufpr@gmail.com

Comunicação e Consumo

Coordenação: Prof. Dr. Hertz Wendel & Profa. Dra. Nicole Kollross | Assistência de coordenação: Arthur Franco

Privilegia pesquisas que contemplem as relações entre comunicação, discursos, práticas e experiências de consumo, a partir da interpretação do consumo como fato social que atravessa os cenários contemporâneos compondo identidades, definindo grupos e criando mapas culturais, ao mesmo tempo em que estrutura valores, comportamentos, modos de vida e as relações sociais. Este GT integra textos sobre reflexões, interpretações e teorias que apontem o estudo do consumo como acesso ao imaginário cultural. Também integra pesquisas com temas relacionados à publicidade, propaganda, psicologia do consumidor e hiperconsumo.

 

Programação

27.09.2018

Ordem de apresentação

Trabalho Autor(es)
1 O Harleyros em Curitiba: traços culturais, hábitos de consumo e conflitos de gênero

Àlan Recheleto

Clara Colla Bernardes

François Bénétullière

Victoria Santos Spengler

2

A mudança institucional no setor tabageiro: um olhar sobre a propaganda de cigarros

Carlos Jaelso Albanese Chaves

Carolina Schlumberger

Ana Barbosa de Souza

3

Comunicação e relacionamento: análise das estratégias de comunicação sob a ótica do público gamer Antônio Gervásio Lopes Neto

Fernanda Ferreira Cruz da Silva

Davi de Castro Rocha

4

Inovação, comunicação e o pensar empreendedor: grupo de jovens ABBA

Lucas Matsumura

Gabriel Lyra Ribeiro

Victor Finkler Lachowski

5

A tensionalidade das marcas como alternativa comunicacional ao endosso nos processos de consumo: um estudo de caso da campanha “Detector de Corrupção” do Reclame Aqui

Letícia Salem Herrmann Lima

Joseane Amélia Pereira da Silva

6

As relações de consumo pensadas sob o olhar da antropofagia

Elisa Maranho

7

Cachorros são como pessoas”: o antropomorfismo no mercado de ração canina

Fernanda Passos Martins

Bruna Louise Salvaro Stenger

Isabelle Lorrana Simongini

Letícia Camargo

Murilo Weber Filho

28.09.2018

Ordem de apresentação

Trabalho

Autor(es)

1

O amor é maior que o medo: percurso gerativo de sentido na propaganda do hospital de amor

Lucas Pereira de Souza

Ana Paula Donaton Ribeiro

2

Signo, sangue e sincretismo: aproximações entre Zé do Caixão e Exu da mitologia da Umbanda

Eduardo Martins Zimermann Camargo

3

Era uma vez, mas não era bem assim: as semelhanças e diferenças entre as narrativas “A Bela Adormecida” e “Malévola”

Marina Eing Barbosa

Adriana Stela Bassini Edral

4

Práticas de metalinguagem na narrativa da ficção seriava televisiva “Jane, the Virgin”

Jéssica Pinheiro

Rafael Jose Bona

5

O uso de “product placement” na narrativa seriada: as marcas presentes em “House of Cards”

Camila Homem Colares

Larissa Schlögl

6

Publicidade, adaptação e transmídia na composição da narrativa do cinema infantil brasileiro no final da década de 1980

Rafael Jose Bona

7

A utilização de digital influencer como estratégia de brand contente e mídia espontânea na campanha “My Game My Name” da organização americana “Wonder Woman Tech”

Letícia Salem Herrmann Lima

Mirella de Deus Almeida