• enpecomufpr@gmail.com

Oficinas

Para participar das oficinas é necessário primeiro se inscrever como ouvinte do evento.

As inscrições dos ouvintes são realizadas pelo Sistema de Submissões Online (selecionando, ao final do formulário de cadastro, a opção “leitor”) até 10 de setembro de 2018.

Elas serão confirmadas com o pagamento da taxa de inscrição e envio do comprovante de pagamento para o e-mail enpecomufpr@gmail.com.

Em seguida, os ouvintes devem enviar um e-mail até o dia 21/09/2018 informando as oficinas nas quais desejam participar.


Assessoria de Imprensa em tempos de internet

26/9, às 14h

Ementa: As atividades de assessoria de imprensa envolvem diferentes campos de atuação e enfoque e são necessárias a empresas, organizações do terceiro setor e autoridades políticas. Com o grande número de jornalistas graduados ano a ano e a tendência à redução constante de vagas nas redações, a atuação em agências ou departamentos de comunicação é a opção à qual recorrem muitos profissionais desta habilitação, bem como graduados em Relações Públicas, Comunicação Organizacional, Comunicação Institucional, entre outros. Apesar disso, a ementa dos cursos não prioriza esta disciplina e a rotina da profissão vive em mudança constante com a transformação também permanente dos próprios meios de comunicação. Como fazer assessoria de imprensa com cada vez menos veículos em que publicar. Como construir um relacionamento coerente e eficiente entre assessores e repórteres? Como colocar em diálogo assessoria de imprensa e mídia social? O objetivo da oficina é discutir com os participantes algumas dessas questões e, por fim, desenvolver uma atividade de plano de comunicação para assessoria de imprensa.

* Os participantes são convidados a levarem seus próprios notebooks ou tablets.

Ministrada por Luciane Leopoldo Belin. Jornalista e mestra em Comunicação pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (PPGCOM/UFPR). Atua desde 2008 com assessoria em comunicação, com experiência em elaboração de produtos institucionais, comunicação com a imprensa, administração de mídias sociais e planejamento de comunicação para empresas de diferentes segmentos.

 

Todos podem desenhar – Oficina básica de desenho com intenção de produzir uma história em quadrinhos

26/9, às 16h

Ementa: O blog de arte, cultura e entretenimento NA-NU ( nanu.blog.br ) apresenta: Todos podem desenhar – Oficina básica de desenho ministrada por Lucas Fernandes com intenção de produzir e publicar uma história em quadrinhos. O principal objetivo da oficina é criar uma experiência que prove que qualquer pessoa é capaz de desenhar. É muito comum ouvir das pessoas “Não sei desenhar nem bonequinho de palito”, e é exatamente daí que vamos partir. Tendo o boneco de palito como ponto de partida, vamos ter uma conversa sobre a figura humana, e tentar extrair do instinto a capacidade de representação visual. A oficina tem também como objetivo a criação de uma HQ, que será produzida coletivamente pelos alunos e finalizada e colorida por Lucas Fernandes, e publicada pelo blog do NA-NU na sessão HQ no NA-NU ( nanu.blog.br/tag/hqnonanu/ ).

Ministrada por Lucas Fernandes, que trabalha como ilustrador desde 1996, quando começou aos 14 anos. A experiência com quadrinhos veio com os fanzines, quando criou com amigos zines de quadrinhos, textos e poesias no final dos anos 90 e começo dos anos 2000. Atuou como diretor, ilustrador, designer e animador em diversos filmes, videoclipes e outros projetos. Em 2017, esteve entre os artistas convidados no livro de quadrinhos A Loira Fantasma de Curitiba. É um dos editores, junto com sua sócia, Luma Aplevicz, do site de arte, cultura e entretenimento, NA-NU ( nanu.blog.br ) onde além de conteúdo variado, publicamos quadrinhos na íntegra, resenhas de publicações, divulgamos autores, buscamos resgatar a história e exaltar o momento atual da publicação independente de HQ.

 

Como fazer comunicação inclusiva e não sexista

27/9, às 18h30

Ementa: A oficina propõe compreender o conceito de gênero a partir de algumas de suas categorias sociais e introduzir situações em que as/os participantes são convidadas/convidados a compartilhar reflexões e interpretações sobre os discursos presentes na comunicação, especialmente o uso de imagens e a correlação do pensamento-linguagem, de modo a desenvolver a capacidade de análise crítica e a sensibilização quanto à reprodução e à perpetuação do sexismo, dos estereótipos de gêneros e dos preconceitos nos meios de comunicação.

Ministrada por Marcielly Moresco. Comunicadora Social, Mestra em Comunicação e Doutoranda em Educação pela UFPR. Militante e pesquisadora de Gênero, Feminismos e Diversidade Sexual na Comunicação e na Educação.

 

Aplicação de técnicas bibliométricas em pesquisa de Comunicação – Uso da ferramenta VOSViewer para análise de co-citação a partir da base de dados Web Of Science

28/9, às 18h30

Ementa: Oferecer subsídios teóricos e instrumentalizar os participantes para a utilização da ferramenta VOSViewer. A utilização da ferramenta se pautará na análise de co-citação de estudos da área de comunicação. VOSviewer é uma ferramenta de software para construção e visualização de redes bibliométricas. Essas redes podem incluir, por exemplo, periódicos, pesquisadores ou publicações individuais, e podem ser construídas com base em relações de citação, acoplamento bibliográfico, co-citação ou co-autoria. O VOSviewer também oferece a funcionalidade de mineração de texto que pode ser usada para construir e visualizar redes de co-ocorrência de termos importantes extraídos de um corpo de literatura científica.

Ministrada por Luiz Lopes. Doutorando em Gestão da Informação e Mestre em Comunicação e Política pela Universidade Federal do Paraná. Atua como Professor da Escola de Comunicação e Design do Centro Universitário Unibrasil Coordenador da Agência Experimental de Publicidade, Propaganda e Design do Centro Unibrasil.

Flávia Roberta Fernandes. Doutoranda em Gestão da Informação pela UFPR. Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela UFPR. Especialista em Marketing Estratégico com ênfase em Gestão Comercial e de Varejo pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil. Possui experiência na área de Administração, com ênfase em gestão e técnicas Secretariais, organização de eventos acadêmicos/científicos, Captação de Recursos, Empreendedorismo Social e Gestão do Conhecimento (Comunidades de Prática)

Luana Kava. Doutoranda em Gestão da Informação pela UFPR. Mestre em Administração pela UFPR em Administração na linha de Estratégias de Marketing e Comportamento do Consumidor. Especialista em Gestão de Negócios. Profissional de marketing, com experiência nas áreas de marketing, fotografia e design.

André José Ribeiro Guimarães. Doutorando em Gestão da Informação pela UFPR. Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela UFPR na linha de Informação, Tecnologia e Gestão. Graduado em Desenho Industrial, com habilitação em Programação Visual pela UNESP. Atuou como professor substituto do curso de graduação em Gestão da Informação da UFPR de 2016 a 2018 e como instrutor em cursos de curta duração com técnicas de desenvolvimento web, abordando de softwares gráficos a linguagens de programação.