A participação dos conferencistas convidados para esta edição comemorativa do evento é de grande relevância não apenas para apresentar um panorama de discussão de temas urgentes ao campo comunicacional brasileiro, como ao propor um diálogo com teóricos de outros países. Com isso, o evento dá um passo importante em direção à a internacionalização do pensamento brasileiro em Comunicação.
Dieter Mersch é filósofo alemão e diretor do Instituto de Teoria (ITH) da Universidade de Artes de Zurique (ZhdK), na Suíça. Estudou matemática e filosofia em Colônia, Bochum e Darmstadt. Entre 2004 e 2013, foi professor de teoria da mídia e estudos de mídia na Universidade de Potsdam. Foi professor convidado nas universidades de São Paulo, Chicago, Budapeste e Lucerna, e é membro do Instituto Internacional de Pesquisa em Tecnologia Cultural e Filosofia da Mídia (IKKM). Seu trabalho é dedicado à filosofia da mídia, estética e teoria da arte, semiótica, hermenêutica, pós-estruturalismo, à filosofia da imagem e da linguagem. Publicou vários livros, como “O que se mostra: Sobre a Materialidade, Presença e Evento” (2002, em alemão: Was sich zeigt: Materialität, Präsenz, Ereignis); “Evento e Aura: Investigações sobre a Estética da Performatividade” (2002, em alemão: Ereignis und Aura: Untersuchungen zu einer Ästhetik des Performativen); “Introdução à teoria dos media” (2006, em alemão: Medientheorien zur Einführung), “Pós-hermenêutica” (2010, em alemão: Posthermeneutik) e “Ordo ab chao / Order from Noise” (2013). Site: www.dieter-mersch.de
Ciro Marcondes Filho é professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Bacharel em Ciências Sociais e Jornalismo (USP/SP), doutor pela Universidade de Frankfurt, pós-doutor pela Universidade de Grenoble (França), titular da Cátedra UNESCO José Reis de Divulgação Científica, é coordenador do FiloCom – Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação, da ECA-USP. Tem atuado como conferencista pelo país e no exterior, produziu cerca de 50 livros nas áreas de comunicação, jornalismo, política, filosofia, psicanálise. Foi editor de várias revistas (Comunicação e Artes, Comunicação & política, Atrator estranho), traduziu Niklas Luhmann para ao português. É responsável pela coleção “Filosofia da Comunicação”, junto à Editora Paulus, onde propõe títulos revisa traduções do inglês, francês e alemão.
Luís Mauro Sá Martino é Graduado em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (1998), com Mestrado (2001) e Doutorado (2004) em Ciências Sociais pela PUC-SP. Pós-Doutorado na School of Political, Social and International Studies na University of East Anglia, na Inglaterra (2008-2009). Professor do PPG em Comunicação da Cásper Líbero, aonde leciona na Graduação em Jornalismo e edita a Revista Líbero. Leciona também no curso de Música da Faculdade Cantareira. Autor, entre outros, dos livros “Teoria das Mídias Digitais” (Vozes, 2014), “Mídia, Religião e Sociedade” (Paulus, 2016), “The Mediatization of Religion” (Routledge, 2013), “Teoria da Comunicação” (Vozes, 2009), “Comunicação e Identidade” (Paulus, 2010) e “O habitus na Comunicação” (Paulus, 2003). Suas pesquisas estão direcionadas, de um lado, para estudos sobre Teoria e Epistemologia da Comunicação; de outro, à compreensão das relações entre Mídia, Política e Religião.
Afonso Albuquerque é Professor Titular do departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Pesquisador do CNPq desde 1998, atua principalmente nas áreas de Comunicação Política, Jornalismo e Comunicação Comparada. Publica regularmente em periódicos internacionais e nacionais de referência, tais como Media, Culture & Society, Journalism, Journalism Studies, International Journal of Press/Politics, International Journal of Communication e Dados, além de colaborar com pareceres e/ou resenhas para os periódicos Press/Politics, Journalism e Television & New Media. Foi presidente da Associação Nacional de Programas de Pós-graduação em Comunicação (COMPÓS) e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica).
Helcimara Telles possui graduação em Historia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2003). Realizou pós-doutorado na Universidad Complutense de Madrid e na Universidad de Salamanca. Foi professora visitante na Universidad de Salamanca e na Universidad de Santiago de Chile (USACH), no Programa de Mobilidade Acadêmica da AUGM. É professora do Departamento de Ciência Política da UFMG e Diretora da Regional Sudeste da Associação Brasileira de Ciência Política. Coordena o Grupo de Pesquisa “Comunicación Política y Comportamiento Electoral”, vinculado à Associação Latino Americana de Ciência Política (ALACIP); o Grupo de Pesquisa “Opinião Pública, Marketing Político e Comportamento Eleitoral” da Universidade Federal de Minas Gerais; o periódico eletrônico “Em Debate” e o curso de especialização em Marketing Político da UFMG.