Confira abaixo a programação para a apresentação dos trabalhos aprovados nos GTs do XIII ENPECOM:

TRABALHOS APROVADOS 13º ENPECOM

GTs 1: Comunicação, imprensa e opinião pública

COORDENADORES(AS): Profa. Dra. Andressa Butture Kniess (andressakniess@gmail.com, andressa.butture@ufpr.br) e Dra. Naiza Comel (naizacomel@gmail.com)

Sessão I – Comunicação, imagem e opinião pública

Dia: 29/10/2025

Horário: 14h às 18h

“Bolsonaro fala à nação”: o ataque ao sistema eleitoral brasileiro | Isadora Raquel Rupp (UFPR)
Cartas que falam por muitos: deliberação e comunicação na Jornada de Agroecologia do Paraná | Karina Pierin Ernsen Alves (UFPR) 
Estratégias de emergência: uma análise da comunicação pública do Ministério do Meio Ambiente e mudança do clima a partir das queimadas de 2024 | Thiago Fedacz Anastacio (UFPR) e Bruna Bonin (UFPR) 
Midiatização e comunicação pública das universidades: um estudo sobre a UFPR | Natália Assueiro Carneiro (UFPR) 
Existe opinião pública nas enquetes legislativas? Um estudo sobre direitos das mulheres e LGBTQIAPN+ na Câmara dos Deputados | Mariana Jacinto Figueiredo (UFPR) e Mariana Dourado Moraes (UFPR) 

Sessão II – Cobertura jornalística 

Dia: 30/10/2025 

Horário: 14h às 18h

A imagem pública da família Bolsonaro e o tarifaço: uma análise dos editoriais da Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e O Globo | Ricardo A. C. Pereira (UFSC) e Carlos Locatelli (UFSC) 
Afinal: aumento, reajuste ou atualização? Uma análise da cobertura jornalística sobre as mudanças do IPTU em Ponta Grossa | Lucas Matheus Couto Freitas Boamorte (UniSecal) e Afonso Ferreira Verner (UFPR) 
A jornada da notícia: plataforma de monitoramento e análise de notícias sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável | Ricardo Luiz Aoki (Unisul/UFSC) e Carlos Nascimento Marciano (UFMA) 
Negacionismo científico em estratégias discursivas e interpretações simbólicas: a Revista Oeste e a pandemia da Covid-19 | Vitoria Prá (UFPR) 

TRABALHOS APROVADOS 13º ENPECOM

GT 2: Comunicação, eleições e estratégias de campanha

COORDENADORES(AS): Profa. Dra. Luciana Panke (lupanke@gmail.com) 

Sessão I – Comunicação eleitoral

Dia: 29/10/2025

Horário: 14h às 18h 

O USO DO TIKTOK NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS NO BRASIL EM 2022: UM ESTADO DA ARTE | Carina dos Reis (UEPG)
O BOLSONARISMO SOCIAL X BOLSONARISMO POLÍTICO: UMA ANÁLISE DO TIKTOK DOS CANDIDATOS À PREFEITURA DE CURITIBA EM 2024 | MURILO BRUM ALISON, TIAGO BORGES, CAMILA SCHIAVON TIGRINHO, KARINA PIERIN ERNSEN ALVES (UFPR)
O HGPE TELEVISIVO E CANDIDATURAS MAJORITÁRIAS: A DISPUTA ELEITORAL NA CAPITAL PARANAENSE | JEFERSON THAUNY, ELLYNG KENYA S. DE CARVALHO, JAIANNY H. DE SANTANA FREITAS, MARIA EDUARDA DA SILVA FERREIRA (PUC/PR)
ENTRE IDEOLOGIA E PRAGMATISMO: ANÁLISE COMPARATIVA DAS CAMPANHAS ELEITORAIS PARA AS PREFEITURAS DE ARACAJU E JOÃO PESSOA EM 2024. | Aryovaldo de Castro Azevedo Junior, Mercia Alves e Vitória R.G. Santos (UFPR e Cebrap/SP)
MEU CANDIDATO CONTINUA ON-LINE?  RUPTURAS E CONTINUIDADES NO USO DAS REDES SOCIAIS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS (2020-2024) | Afonso Ferreira Verner (UFPR)
O CASE EDUARDO LEITE NAS ELEIÇÕES DE 2022 AO PALÁCIO PIRATINI: UM PLEITO QUE QUEBROU PARADIGMAS NO RS | CARLOS EDUARDO BELLINI BORENSTEIN (UFRGS)
O púlpito como palanque: desinformação e disputa política no discurso da Igreja Universal | Mariana de Mello Borges  (UFPR)
“LULA COM DEMÔNIO NO CORPO”: FAKE NEWS, MANIPULAÇÃO DISCURSIVA E DISPUTA SIMBÓLICA NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS BRASILEIRAS DE 2022 | Mariana de Mello Borges (UTFPR)

Sessão II – Comunicação Política

Dia: 30/10/2025

Horário: 14h às 18h 

O REBRANDING PARTIDÁRIO EM CORES E PAUTAS: UMA ANÁLISE HISTÓRICA-ELEITORAL DO PRD | Miguel Quessada (UFPR/UFSCar)
ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DOS DEPUTADOS INFLUENCERS: UM ESTUDO SOBRE OS DEPUTADOS FEDERAIS NO INSTAGRAM | Rafael Linhares e Padilha, Lucas Eduardo Zulin e Lucas Silveira Montesdioca (UFPR)
O PÚLPITO COMO PALANQUE: DESINFORMAÇÃO E DISPUTA POLÍTICA NO DISCURSO DA IGREJA UNIVERSAL Mariana de Mello Borges (UTFPR)
A POLARIZAÇÃO POLÍTICA E FRAGMENTAÇÃO DA MÍDIA ONLINE: O PAPEL MEDIADOR DO DISCURSO DE ÓDIO PARTIDÁRIO NAS AMÉRICAS (2010-2024) | Náthaly Sarah da Veiga Costa (UFPR)
A BANCADA DA SELFIE E AS TECNOLOGIAS DO EU: CRÍTICA FOUCAULTIANA A UM NOVO MODO DE SE FAZER POLÍTICA NA ERA DIGITAL | Ádamo Antonioni da Silva Insfran e Jamil Cabral Sierra (UFPR)
QUANDO A VOZ FEMININA ASSUME O PODER EXECUTIVO: ANÁLISE DOS DISCURSOS DE POSSE DE MULHERES LÍDERES EM CINCO CONTINENTES | Denise Lira (UFPR)
O maternar e a dupla jornada de trabalho na imagem pública de Anielle Franco | Ellen Joay (UFPR)
HGPE E ESTRATÉGIA DE CAMPANHA: O QUE MUDOU NA DISTRIBUIÇÃO ENTRE CANDIDATURAS NEGRAS E NÃO-NEGRAS COM A POLÍTICA DE COTAS | Lucas Eduardo Zulin, Rafael Linhares e Padilha e Gabriel Murari de Andrade (UFPR)

TRABALHOS APROVADOS 13º ENPECOM

GT 3: Comunicação, ativismo e participação política

COORDENADORES(AS): Profa. Dra. Kelly Prudencio (kellyprudencio@ufpr.br) e Prof. Dr. Nilton Kleina (niltonkleina@ufpr.br)

Sessão I 

Dia: 29/10/2025

Horário: 14h às 18h 

#Opentowork? O uso político do LinkedIn por Jair Bolsonaro – Daniel Kei Namise, Fernando Antonio Egert, Rafael Rocha, Raquel Mirian Pereira de Souza, Alessa Coelho Lauriano, Renata Copatti Salvador e Nayra Gazafi |
Religião, anti-intelectualismo e maternidade: os pilares do discurso antifeminista de parlamentares da extrema direita brasileira no instagram | Alana Fontenelle  
Mini-públicos desinformados?: Como os mini-públicos podem ser afetados por informações falsas, e os efeitos que isso pode ter para a deliberação | Luís Henrique Cabral Pacheco 
Ativismo nas redes digitais: mapeando debates | Kelly Cristina de Souza Prudencio, Camila Calaudiano, Mayara Albuquerque e Ricardo Marcondes  
Estratégia argumentativa da comunicação governamental do Paraná na consulta pública do programa Parceiro da Escola | Aline Fernandes de Souza França 
Igualdade de gênero no mercado de trabalho: desafios, contradições e oportunidades de Comunicação Organizacional nas empresas | Marco Aurélio Braga Rodrigues, Yoná Dalonso

TRABALHOS APROVADOS 13º ENPECOM

GT 4: Comunicação e popularização da ciência

COORDENADORES(AS): Profa. Dra. Regiane Ribeiro (regianeribeiro5@gmail.com)

Sessão I – Comunicação e Popularização da Ciência 

Dia: 29/10/2025

Horário: 14h às 18h

COMUNICAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA CIÊNCIA CIDADÃ: CENÁRIO, ABORDAGENS E MÉTODOS | Alice Lima; Joana Giacomassa; Karen Sailer Kletemberg; Luan Alves de Melo 
COMUNICAÇÃO PÚBLICA E MEMÓRIA: UMA PROPOSTA A PARTIR DE AÇÕES EXTENSIONISTAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ | Juliana Marques Borghi, Juliana Janniffer Marcelino Xavier Leite Damas Soares e João Cubas Martins
REDE DE CLUBES PARANÁ FAZ CIÊNCIA E A COMUNICAÇÃO COMO PLATAFORMA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA | Anna Julia Sbardelott e Shayene Ferreira de Jesus 
POP CIÊNCIA: POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA COMO POLÍTICA DE COMUNICA-ÇÃO PÚBLICA PARA DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO | Maria Clara da Silva Dias e Tiago Costa Martins 

Sessão II – Comunicação e Popularização da Ciência 

Dia: 30/10/2025

Horário: 14h às 18h

A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E A POPULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO DE FOR-MA LÚDICA: NARRATIVAS COMUNICACIONAIS NOS PERFIS @DR.RICARDOKORES E @MARIKRUGERB | Marcio Morrison Kaviski Marcellino
EXTENSÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: ESPAÇOS E LACUNAS DE GÊNERO NAS HIERARQUIAS DO SABER | Ana Paula Heck e  Regiane Regina Ribeiro
PODCAST APURA VERDADE COMO ARQUIVO E ESPAÇO DE MEMÓRIA NO ENFRENTAMENTO DA DESINFORMAÇÃO | Karine Moura Vieira e Mônica Cristine Fort
Para além do enredo: A Guerra do Velho e o potencial da ficção científica como veículo para a Alfabetização Científica e Tecnológica | Robinson Samulak Alves  e Bárbara Ogliari Tagliani

TRABALHOS APROVADOS 13º ENPECOM

GT 5: Comunicação, Sociedade e Cultura Digital/Pós-Digital

COORDENADORES(AS): Profa. Dra. Myrian Del Vecchio de Lima (myriandel@gmail.com) e Prof. Dr. Hendryo André (hendryoandre@gmail.com)

Sessão I – Dimensões simbólicas e narrativas na comunicação digital
Dia: 29/10/2025
Horário: 14h às 18h

As vulnerabilidades digitais de plataforma na pesquisa brasileira: como as teses de 2014 a 2023 retratam o ecossistema Meta | Raquel Pereira Rodrigues Leite (UFPR) e Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco (UFPR)
Histórias cruzadas: uma revisão de literatura sobre jornalismo, inteligência artificial e condições de trabalho (2021-2035) | Gabriela de Mendonça Oliva
A invisibilidade das estruturas digitais: data centers como “não imagem” | Taiana Loise Bubniak (UTFPR)
Conexões virtuais e consumo midiático: a atuação da fanbase Ateez Union Brasil no X | Karina Pettinati Cardoso Ramos e Carolina Fernandes da Silva Mandaji (UTFPR)
Percepções da comunidade A Tribo sobre interações com moderadores do Canal Gaules | Artur Oliari Lira (UFPR)
Submissão feminina, papéis de gênero e religião: análise de notícias do Estadão sobre as influenciadoras digitais | Mayra Cardi, Cintia Chagas e Biah Rodrigues
| Maria Eduarda Kobilarz Silva (UEPG)
Para além da caixa-preta narrativa – a manipulação da informação no fluxo de mídia | Rodrigo dos Santos Estorillio (UTP)

Sessão II – Plataformas, Jornalismo e Democracia Digital
Dia: 30/10/2025
Horário: 14h às 18h

O problema da midiatização nas esferas públicas: tensões da lógica digital para a democracia deliberativa | Pedro Vilhena Bartolome (UFPR)
TLV.br 1.0: uma taxonomia modular para apoiar a moderação de Linchamento Virtual em língua portuguesa | Tomás Augusto Siedleski, Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco e Luiz Rogério Lopes Silva (UFPR)
Relações étnico-raciais e teorias conspiratórias no Telegram | Rafael Borges Marques, Felipe Cardoso, Myrian Del Vecchio-Lima e José Carlos Fernandes (UFPR)
Permanências e mudanças nas práticas de consumo e nas fontes de informação da população de Curitiba (PR) | Myrian Del Vecchio-Lima, José Carlos Fernandes, Hendryo Anderson André, Criselli Maria Montipó (UFPR e UEPG)
A comunicação da ciência na lógica da plataformização: a inteligência artificial representada em vídeos do TikTok | Cecília Sizanoski Sanchez, Claudia Quadros e Thaísa Brandão (UFPR)
Entre a autonomia e a dependência: os novos arranjos jornalísticos no contexto da plataformização | Márcia Daniela Pinaro Valenga (UFPR)
Pensamento computacional, competências e percepções: um recorte exploratório sobre jornalistas em interface com a inteligência artificial | Fábia Ioscote (UFPR)
Autonomia ou tradição: o uso da plataforma Substack por jornalistas brasileiros | Cintia Silva da Conceição, Anna Carolina Roque Furlanetto, Ana Clara Custodio Dias e Breno Antunes da Luz (UFPR)

TRABALHOS APROVADOS 13º ENPECOM

GT 6: Comunicação, Audiovisualidades e Sonoridades

COORDENADORES(AS): Prof. Dr. João Martins Ladeira (joaomartinsladeira@gmail.com) e Prof. Dr. Marcelo Garson (marcelogarson@ufpr.br)

Sessão I – Comunicação, Audiovisualidades e Sonoridades

Dia: 29/10/2025
Horário: 14h às 18h

A POSIÇÃO DO GÊNERO FEMININO NOS FILMES ESTILO EXPLOITATION DADÉCADA DE 1970 I Leda Gambús
A LOUCURA TEM GÊNERO: UMA ANÁLISE DE ELLEN HUTTER EM NOSFERATU (2024) I Bárbara Ogliari Tagliani, Robinson SamulakAlves
MODOS DE VINCULAÇÃO SEXUAL ENTRE HOMENS ADULTOS E GAROTASPÚBERES EM NARRATIVAS CINEMATOGRÁFICAS HOLLYWOODIANAS DOPÓS-GUERRA I Bárbara Piazza dos Reis
coffee
A PRESENÇA DA AUSÊNCIA EM AFTERSUN (2022): UMA ANÁLISE FÍLMICA DAS CAMADAS DA MEMÓRIA I Julia Trombine Sandra Fischer
CONEXÕES ENTRE DENSIDADE SONORA E CARGA DRAMÁTICA NARRATIVA NA TRILOGIA DE JOSÉ MOJICA MARINS I Ruan Leandro Sommer Galvão Débora Regina Opolski Rodrigo Carreiro
INTRODUÇÃO AO ESTILO VISUAL DO CINEASTA ALEJANDRO GONZÁLEZ IÑÁRRITU: A trilogia da dor I Ândrea Cristina Sulzbach
Iluminações da teoria fanoniana pelo cinema terceiro-mundista na década de 1970 I Túlio de Araujo Rocha

Sessão II – Comunicação, Audiovisualidades e Sonoridades

Dia: 30/10/2025
Horário: 14h às 18h

INTERROMPER O MOVIMENTO, REVELAR A ILUSÃO: PROPOSTAS PARA UMA TEORIA DO CINEMA ESTRUTURAL I Frederico Franco
O QUE OS DOCUMENTÁRIOS CONTEMPORÂNEOS NOS ENSINAM SOBREO SOM I Anna Letícia Pereira de Carvalho
Cinema de “fanfic original”: o processo de “adaptação da adaptação” e os resultados de uma análise comparativa I Bianca Trevisan Weiss Victor Finkler Lachowski
coffee
Imagens em Fluxo: O Sertão Transbiomático e as Estéticas do Cinema ECOPOLITICO I Henri Dias da Silva Neto
Primeira novela vertical brasileira: uma análise estética e narrativa na era da convergência I Lucas de Mendonça Azevedo
O uso de ia em filmes: controvérsias e considerações I Fernando Sarmento Denize Araujo
“MEMÓRIA E RECONSTRUÇÃO IMAGÉTICA: A TORRE DAS DONZELAS COMO ESPAÇO AFETIVO DE REEXISTÊNCIA NO DOCUMENTÁRIO DESUSANNA LIRA” I Deise Cristina Pires

TRABALHOS APROVADOS 13º ENPECOM

GT 7: Comunicação, Mídia e Consumo

COORDENADORES(AS): Prof. Dr Hertz Wendell de Camargo (hertzwendel@gmail.com) e doutorando Rafael Viana e doutorando Eduardo Camargo

Sessão I – Comunicação, Mídia e Consumo

Dia: 29/10/2025
Horário: 14h às 18h

POMBAGIRA NA ENCRUZILHADA: ENTRE A TRANSGRESSÃO E A SUJEIÇÃO I Ademir Barbosa Júnior (UNIP), Jorge Luís da Hora de Jesus (UNIP), Adrianne de Paula Fonseca (UNIP) e Maurício Ribeiro da Silva (PUC-SP/UNIP)
A recepção da telenovela brasileira: o processo de codificação e decodificação como fator de audiência I Allan Constancio Clemente  (Unespar)
MECÂNICAS DE JOGO COMO RASTROS MATERIALÍSTICOS: LUCAS POPE E A AUTORIA NA PRODUÇÃO DE SENTIDOS EM JOGOS INDEPENDENTES I Thiago Siqueira e Cristiane Wosniak (UFPR)
IDENTIFICAÇÃO DE FÃS EM LEGALMENTE LOIRA (2001) I Camila Ferreira de Oliveira (Unespar)
O FUNCIONAMENTO DISCURSIVO DO SISTEMA PUBLICITÁRIO: ENTRELAÇANDO SABERES CRÍTICOS, PRÁTICAS E DESAFIOS DO MERCADO I  Lara Timm Cezar (UFPR) e Fábio Hansen (UFPR / UFPA)

Sessão II – Comunicação, Mídia e Consumo

Dia: 30/10/2025
Horário: 14h às 18h

BALENCIAGA E A ESTÉTICA DA ANTIMODA: A RUPTURA DOS PADRÕES E O PARADOXO DO CONSUMO NA MODA CONTEMPORÂNEA I Mariana da Silva Valente (Unicentro) e Nincía Cecilia Ribas Borges Teixeira (Unicentro)
NEUROCIÊNCIA APLICADA À COMUNICAÇÃO: PESQUISAS EXPERIMENTAIS SOBRE O CONSUMO EM PUBLICIDADE I Ivan Chaves Coelho (UFPR) e Daniele Ferreira Paiva (UFPR)
Conformismo etário como efeito da baixa representatividade de mulheres 45+ na comunicação de moda I Jéssica Aparecida Cosa (UFPR) e Letícia Salem Herrmann Lima (UFPR)
TENDÊNCIAS DO CONSUMO ACESSÍVEL NO IMAGINÁRIO DO MERCADO DE LUXO: RUBY ROSE E O COLAB COM NATÁLIA BEAUTY I Letícia Salem Herrmann Lima (UFPR) e Rayra Carlos (UFPR)
UAL O “SABOR DO VIRAL”? CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIASOBRE O FENÔMENO “MORANGO DO AMOR” I  Daniele Ferreira Paiva (UFPR) e Ivan Chaves Coelho (UFPR) 

TRABALHOS APROVADOS 13º ENPECOM

GT 8: Comunicação e Usos Sociais da mídia

COORDENADORES(AS): Prof. Dra. Valquíria John (vmichela@gmail.com), Prof. Dr. José Carlos Fernandes (zecafernandes1964@gmail.com)

Sessão I – Mídia, identidades e modos de representação 

Dia: 29/10/25

Horário: 14h às 18h

Encruzilhadas da (in)visibilidade: representações midiáticas e a marginalização de pessoas trans em religiões de matriz africana, Alec Bineck Lessa (Uninter)
Performances de masculinidade e neoconservadorismo na Trend Pov: homens 2024, Nicoly Grevetti (UTP)
Masculinidades, violência de gênero e ataques escolares: uma leitura feminista interseccional da cobertura jornalística no Brasil, Bianca Cordeiro Manfrin (UFSC) e Willian Edson Tomasi (UFSC)
Saúde e corpos gordos: mediações e percepções de mulheres em redes sociais, Nayara Caroline Rosolen (UFPR), Larissa Drabeski (Uninter)
2024 e a era das protagonistas negras nas telenovelas “Garota Do Momento”, “Volta Por Cima” E “Mania De Você”, Karin Cristina da Silva (UFPR) e Ana Luísa Pereira (UFPR)
A cruzada identitária: pânico moral e terrorismo de gênero, Máira de Souza Nunes (UFPR)
Dzi Croquettes: Um passado/presente da representatividade ‘queer’, Cláudio Fontan (UTP)
Entre o desejo e a norma: pornografia, educação e o controle das sexualidades dissidentes, Bruno Ribeiro (UFPR) e Jamil Cabral Sierra (UFPR)
Orlando, minha biografia política: o cruzamento entre cinema e crítica cultural em Paul B. Preciado, Gabriel Darcin Alsouza (UEL), André Luiz Justus Czovny (UFPR) e Gustavo Minho Nakao (UEL)

Sessão II – Públicos e apropriações midiáticas

Dia: 30/10/2025

Horário: 14h às 18h

Olhares sobre a cultura no MST: revisão de teses e dissertações, Murilo Lemos Bernardon (UFPR)
Contrapúblicos “não mono” no Brasil contemporâneo, Giovane Scremin (UFPR) e Carla Rizzoto (UFPR)
Mediações barberianas, idosos e missa na TV: articulações teóricas e empíricas entre as temporalidades e espacialidades, Thiago A. Caminada (UFPR)
Quando o estudo de recepção retorna ao público pesquisado: relato do uso da mídia no processo de divulgação de uma pesquisa científica, Tatiana de Souza Sabatke (UFPR)
Repórter Brasil: como a produção das emissoras regionais da RNCP conquista espaço em rede nacional no telejornal da TV Brasil, Alexandre José Gimenes Costa (UEPG) e Rafael Schoenherr (UEPG)
Racismo no comando do futebol brasileiro: reflexões sobre a comunicação e a ausência de treinadores negros na série a do brasileirão, Felipe Cardoso (UFPR) e Gabriel Domingos (UFPR)
Mobilização digital e fibrose cística: o uso das mídias sociais para divulgação de consultas públicas da conitec, Kamila Vintureli Felicio (UFPR) e Kelly Cristina de Souza Prudencio (UFPR)
O Brasil veste o quê? Uma análise discursiva sobre os sentidos atribuídos à cor da camisa da Seleção no Instagram, Ayumi Nakaba Shibayama (UFPR), Ana Caroline de Bassi Padilha (UFPR)
Celebrando quais conexões? As edições comemorativas do Jornal Nacional nos 60 anos da TV Globo e os imaginários sobre as regiões brasileiras, Mariana Basso Apolinário (UFPR)