• enpecomufpr@gmail.com

Trabalhos Completos GTs

XI ENPECOM

O DISCURSO POLÍTICO COMO ESTRATÉGIA DE DESESTABILIZAÇÃO DO DEBATE PÚBLICO SOBRE AS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
Wellington Felipe Hack (UFSM), Reges Schwaab (UFSM)

A MULHER É O ALVO: UM ESTADO DA ARTE SOBRE DISCURSO DE ÓDIO E MISOGINIA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS
Raquel Pereira Rodrigues Leite (UFPR)

AGENDAMENTO NAS ELEIÇÕES DE 2018 NO MARANHÃO: O QUE PAUTAM OS JORNAIS LOCAIS?
Suzete Gaia de Sousa (UFMA), Regilson Furtado Borges (UFMA)

COMUNICAÇÃO PÚBLICA E DIPLOMACIA PÚBLICA NO FACEBOOK: UMA COMPARAÇÃO DO MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES NO PERÍODO GOVERNAMENTAL DE DILMA ROUSSEFF E DE MICHEL TEMER
Nayane Pantoja Cardoso (UFPR)

CRIMINALIZAÇÃO DE MOVIMENTOS SOCIAIS E EXALTAÇÃO DO MERCADO: A NARRATIVA JORNALÍSTICA DA FOLHA DE S. PAULO NO JULGAMENTO DE LULA EM 2a INSTÂNCIA
Patrícia Augsten (UFRGS)

COMUNICAÇÃO, MÍDIAS SOCIAIS E OS FORMADORES DE OPINIÃO: QUEM DEVE SER VACINADO PRIMEIRO, O “VELHO” OU O JOVEM?
Jeaniel Carlos Magno (UTP)

PARTICIPAÇÃO, JORNALISMO E CHECAGEM DE FATOS: AS CARACTERÍSTICAS PARTICIPATIVAS DO PROJETO COMPROVA
Paulo Ferracioli (UFPR)

A GREVE DOS CAMINHONEIROS DE 2018 NAS “MÃOS” DOS OUVINTES
Maíra Rossin Gioia de Brito (UTFPR)

OS ATAQUES DO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO ÀS MULHERES JORNALISTAS, O DIREITO À COMUNICAÇÃO SOCIAL E A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL
Julia Corrêa Borges Santos (UNESP)

COMUNICAÇÃO PÚBLICA DA CIÊNCIA: O USO DAS REDES SOCIAIS NA RELAÇÃO COM OS PÚBLICOS DO NEABI-IFPR EM TEMPOS DE PANDEMIA
Juliana Marques Borghi (UFPR)

 

A IMAGEM PÚBLICA DAS VEREADORAS DE CURITIBA: UMA ANÁLISE DAS CAMPANHAS ELEITORAIS DE 2016 E 2020
Karina Lançoni Bernardi (UFPR)

DA PRÉ-MODERNA ATÉ A ALGORÍTIMICA: AS CARACTERÍSTICAS EVOLUTIVAS DAS CAMPANHAS ELEITORAIS
Ricardo Tesseroli (UFPR)

MEDO E DELÍRIO NA POLÍTICA BRASILEIRA: BIG DATA, FAKE NEWS E A ASCENSÃO DAS PÓS-VERDADES NAS MÍDIAS SOCIAIS ENQUANTO PROPAGANDA ELEITORAL
Julio Marinho Ferreira (UFPEL)

NANICOS NO HGPE: UMA ANÁLISE DA ESTRATÉGIA DA DISPUTA PELO GOVERNO DO PARANÁ EM 2018
Afonso Verner (UFPR), Rafael Linhares (UFPR)

O INSTAGRAM COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING ELEITORAL: UMA ANÁLISE DA REDE SOCIAL DIGITAL DE TRÊS PRESIDENCIÁVEIS NO PRIMEIRO TURNO DAS ELEIÇÕES BRASILEIRAS DE 2018
Luiza Moura Schnitzler (UFPR), Myrian Regina Del Vecchio de Lima (UFPR)

 

TRÂNSITO ANTIDEMOCRÁTICO POR VIAS DEMOCRÁTICAS: A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA NO PORTAL E-CIDADANIA
Guilherme Sizanoski Santos (UFPR)

INTERSECÇÕES ENTRE IDENTIDADES E O ATIVISMO DE FÃ: UM ESTUDO SOBRE O COMPARTILHAMENTO DE IMAGENS DE OTAKUS NO FACEBOOK DURANTE OS PROTESTOS CHILENOS DE 2019
Clara Andrade Pimentel (UFMG), Philipe de Freitas Melo (UFMG)

 

CÂMARAS PARANAENSES NO AMBIENTE DIGITAL: A RELAÇÃO ENTRE PIB, IDH E A INTENSIDADE DE USO DA REDE
Paula Andressa de Oliveira (UFPR)

TIRA A MÃO DA MINHA FEDERAL: ANÁLISE DE COMENTÁRIOS NAS REDES SOCIAIS
Amanda Renaly da Silva (UFPR), Thaysla Neves (UFPR), Vitor Hugo Batista (UFPR), Carla Cândida Rizzotto (UFPR)

 

A EXPERIÊNCIA DA INTERATIVIDADE LEITOR/CONTEÚDO NA PLATAFORMA DE REPORTAGENS MULTIMÍDIA UOL TAB
Cíntia Silva Conceição (UFPR), Myrian Regina Del Vecchio Lima (UFPR)

EXPRESSÕES DO NET-ATIVISMO NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE O MOVIMENTO CAMINHONEIRO NA GREVE DE 2018
Jenifer Daiane Grieger (UFPR), Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco (UFPR), Myrian Regina Del Vecchio Lima (UFPR)

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E PERFORMANCES DO HUMANO: UMA ANÁLISE ACERCA DO CHATBOT FABI GROSSI
Letícia Sabbatini Malta Amaral da Silva (UFF)

JORNALISMO COMPUTACIONAL: ASPECTOS E CONCEITOS SOBRE UMA NOVA (?) PRÁTICA JORNALÍSTICA
Fabia Ioscote (UFPR), Luciano Junior Giovani (UTFPR)

LONG READ NO JORNALISMO DIGITAL: AS INTERAÇÕES ENTRE OS LEITORES DO THE NEW YORK TIMES
Keyse Caldeira de Aquino Macedo (UFPR)

TESES DE DOUTORADO EM RELAÇÕES PÚBLICAS EM CONTEXTO DE CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA
Claudia Quadros (UFPR)

 

A DONA DA MAÇÃ: A NOVA EVA
Nathália Akemi Haida (UFPR), Hertz Wendel de Camargo (UFPR)

CONFLITO E DIÁLOGO: DINÂMICAS DO DISCURSO DE CRIANÇAS DE 5 A 9 ANOS EM UMA CONVERSA SOBRE GÊNERO
Luiza Guimarães (UFPR)

MODOS DE IDENTIFICAÇÃO FEMININA: UM ESTUDO DE RECEPÇÃO DOS FILMES CAPITÃ MARVEL E MULHER MARAVILHA
Caroline Kuviatkoski de Barros (UFPR), Valquíria Michela John (UFPR)

ATUAÇÃO DE FOTÓGRAFAS NA IMPRENSA: FOTOGRAFIA E COLUNISMO SOCIAL NO JORNAL CORREIO DE NOTÍCIAS EM CURITIBA NOS ANOS 1980
Heloisa Nichele de Oliveira (UTFPR)

“ERA UMA VEZ…”: MAPEAMENTO INTERSECCIONAL DOS CONTEXTOS DE PRODUÇÃO DAS ANIMAÇÕES DE PRINCESA DA WALT DISNEY
Romão Matheus Neto (UFPR)

UMA NARRATIVA TURCA NO PAÍS DAS TELENOVELAS: A REPRESENTAÇÃO DA PROTAGONISTA FEMININA EM FATMAGUL
Gabrielle Camille Ferreira (UFPR), Ligia Tesser (UEPG)

QUESTÕES DE GÊNERO NA FORMAÇÃO DAS MULHERES JORNALISTAS NO BRASIL: AMPLIANDO O DEBATE
Nayara Nascimento de Sousa (UFMA) e Camilla Quesada Tavares (UFMA)

POEMAS DE REINVENÇÃO DA VIDA – SLAM CURITIBA (PR)
José Carlos Fernandes (UFPR), Sabrina Fernanda Demozzi (UFPR), Juliana Messias Goss (UFPR)

 

O DIABO NO AUDIOVISUAL: UMA ANÁLISE WARBURGUIANA DA SÉRIE LUCIFER (NETFLIX)
Nathália Akemi Haida (UFPR), Hertz Wendel de Camargo (UFPR)

DESPERTAR TARDIO: A VIRGINDADE EM IDADE ADULTA NO CINEMA NORTE-AMERICANO
David Ehrlich (UTFPR), Elisa Peres Maranho (UFPR)

CONVERGÊNCIA, NARRATIVAS TRANSMÍDIA E TELEVISÃO: ELEMENTOS IMPORTANTES NA OBSERVAÇÃO DE PRODUTOS TELEVISIVOS HÍBRIDOS
Suelen Homrich Motta (UFPR)

O ENSINO DE ROTEIRO AUDIOVISUAL E A UTILIZAÇÃO DE PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS COMO RECURSO EDUCATIVO
Rafael Jose Bona (UNIVALI)

SOBRETUDO: DISCURSO, IMAGINÁRIO E CONSUMO DA MODA EM A BELA DA TARDE DE LUIS BUÑUEL
Helio Ricardo Sauthier (UNESPAR)

 

A PUBLICIDADE PROIBIDA CONFORME O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
Carlos de Paula Soares Filho (UNIOPET)

INFLUENCIADORES DIGITAIS E REDES SOCIAIS: UM ESTUDO SOBRE COMPORTAMENTO INFORMACIONAL E IDENTIDADE EM TORNO DE MARCAS DE MODA NO SEGMENTO DE LUXO NO INSTAGRAM
Jenifer Daiane Grieger (UFPR), Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco (UFPR)

PENSANDO O CONSUMO COM UMA UTOPIA: A VIAGEM DE CHIHIRO
Ludmila Martins Naves (PUCGO)

O INCEL VIRA MAINSTREAM
Jhonathan Wilker da Silva Pino (UFPE)

OS ARQUÉTIPOS DA APPLE PELOS OLHOS DA GERAÇÃO Z
Jessica Longo (UPF), Ciro Gusatti (UPF)

RELIGIÃO COMO ESPAÇO DE MEDIAÇÃO EM COMUNIDADES RURAIS
Larissa Drabeski (UFPR), Joana Gall (UNIAVAM), Thiago A. Caminada (UFSC), Valquíria Michela John (UFPR)

NEUROMARKETING APLICADO AO BRANDING SOB A PERSPECTIVA DE GESTALT: O RECONHECIMENTO EMOCIONAL NA CAMPANHA COCA-COLA GARRAFA INVISÍVEL
Letícia Salem Herrmann Lima (UFPR) e Gian Fernandes Gonçalves (UFPR)